(21) 2236-4367 fierj@fierj.org.br

Leia o Edital abaixo e em seguida clique aqui para fazer sua inscrição.
Em caso de dúvidas, clique aqui para enviar seu email.

 

EDITAL CONCURSO CULTURAL FIERJ DE FILMES 2017:

“UM MINUTO FAZ DIFERENÇA”.

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, por intemédio da Diretoria de Cultura, juntamente com a Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o Estação Gávea, torna público que realizará o Concurso Cultural de Filmes “UM MINUTO FAZ DIFERENÇA”, de acordo com as exigências estabelecidas neste Edital.

1. DO OBJETO E OBJETIVO

1.1. O objeto deste concurso consiste na escolha de 03 (TRÊS) filmes,
I. Os filmes deverão ter 60 segundos de duração, incluindo os créditos. Será dada uma tolerância de no máximo até 3 segundos.
II. Os trabalhos inscritos neste Concurso devem abordar o Judaísmo nos dias de hoje, considerando para isto os temas: identidades judaicas ; famílias judias e humor judaico.
1.2. O objetivo deste concurso é gerar uma reflexão e incentivar práticas espontâneas, positivas e construtivas presentes cotidiano.
1.3. Para efeito deste concurso considera-se:
I. Projeto: Filme apresentado neste concurso;
II. Candidato: as pessoas físicas inscritas no concurso;
III. Concorrente: todos os candidatos que atenderem às regras e às condições estabelecidas neste Edital;
IV. Fase de habilitação: etapa de verificação da adequação das candidaturas às regras e condições estabelecidas neste concurso;
V. Fase de avaliação: etapa de atribuição de pontuação aos projetos habilitados;
VI. Fase de conferência da documentação: etapa de convocação dos selecionados e de envio e conferência da documentação complementar;
VII. Fase da premiação: convocação de 03 (TRÊS) realizadores dos filmes escolhidos na fase de seleção para o recebimento da premiação, conforme consta no Item 3 deste Edital.

2. DAS RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES DOS ENTES PACTUADOS

2.1. A FIERJ responsabilizar-se, integralmente, pelas demandas de natureza própria da ação, tais como: elaboração do Edital, recebimento das inscrições, processo de escolha dos filmes selecionados e solenidade de entrega da premiação;
I. Composição da Comissão de Organizadora e Jurados.
II. Viabilizar a participação do público alvo, no objeto deste Edital, por meio da publicização do referido concurso, nas redes sociais, sítios da internet, blogs e outras mídias, e nas escolas de ensino médio;

3. DO PÚBLICO ALVO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1. Estão aptos a participar deste concurso: pessoas físicas natas ou naturalizadas brasileiras, com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de encerramento das inscrições, ou se menor de idade, ter autorização na forma do subitem 3.2. Podem participar produtores audiovisuais independentes, estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares e do ensino superior dos cursos de comunicação, publicidade, cinema, dentre outros.
3.2. O candidato com idade inferior a 18 (dezoito), após a data de encerramento da inscrição, terá a sua inscrição validada somente mediante apresentação da Declaração assinada pelo responsável legal.
3.3. Os filmes inscritos no Concurso “UM MINUTO FAZ DIFERENÇA” devem ter a duração de 01 (um) minuto, incluindo os créditos.
I. Será dada uma tolerância de no máximo até 3 segundos.
II. Excedido o tempo de tolerância determinada no subitem I do item 3.3, o filme será desclassificado na Fase de Habilitação.
3.4. Os filmes inscritos no Concurso de filmes “UM MINUTO FAZ DIFERENÇA” devem abordar o tema “Diferença, Identidade e Família ”
3.5. Por se tratar de um concurso temático, os filmes cujas abordagens não estejam em consonância com o tema proposto no item 3.4. serão desclassificados na Fase de Habilitação.
3.6. Só serão aceitos os filmes feitos em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador etc, inéditos e produzidos a partir de janeiro de 2017.
I. Os formatos e os tamanhos dos vídeos estão condicionados as limitações e regras de postagem no VIMEO.
Os vídeos poderão ser realizados em qualquer meio de captação de imagem em equipamento digital: câmera de vídeo, câmera fotográfica, celular…
Os formatos de arquivos aceitos são: MOV, AVI e MPG com compilação de som duplo mono ou estéreo.
O tamanho máximo do arquivo a ser enviado é de 200 Megabytes.
II. DURAÇÃO DOS VÍDEOS
Os vídeos deverão ter 60 segundos de duração, incluindo os créditos (identificação da equipe que participou da produção do filme, poderá haver uma tolerância de 05%, podendo o Vídeo ter no seu formato total de 57 a 63 segundos.
Os filmes deverão ser encaminhados por meio de “links” (site vimeo) para a comissão avaliadora.
II. Não é cobrada taxa de inscrição;
III. Quaisquer ônus, incluídas as despesas com cópias, o deslocamento do candidato para a apresentação da documentação complementar, e para o recebimento da premiação, serão de exclusiva responsabilidade do candidato.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições começam as 00:01 h (horário de Brasília) do dia 27 de Agosto de 2017 e terminam as 23:59 h (horário de Brasília) do dia 30 de Setembro de 2017.
4.2. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do WETRANSFER obedecendo ao prazo determinado no subitem 4.1, e seguindo os passos que seguem:
I. Preenchimento do formulário de inscrição: Acesso o banner do concurso no site www.fierj.org
II. Download dos documentos anexos que deverão ser preenchidos, assinados, digitalizados e enviados para o e-mail minutomelhor@gmail.com ;
III. Upload do filme no VIMEO e incluir a hashtag #festivalumminutomelhor NOME DO FILME.
4.3. A inscrição somente estará efetivada após o candidato ter recebido a confirmação, por e-mail, da Comissão de Organização do concurso.
4.4. A confirmação do que trata o subitem 4.3 será feita através do e-mail cadastrado na ficha de inscrição.
4.5. Se a confirmação do que trata o subitem 4.3 não ocorrer no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, o candidato deve manter contato com a Organização do Concurso através do e-mail minutomelhor@gmail.com
4.6. A FIERJ não se responsabiliza por inscrições que deixarem de ser concretizadas por congestionamento das linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados, tampouco por falhas decorrentes do equipamento do participante.

5. DA PREMIAÇÃO

5.1. O filme que atingir a maior pontuação, em conformidade com o estabelecido no item 8 (Fase de Classificação), será premiado com 01 (um) IPad, 01 (um) telefone cellular, 01 (um) HD externo .
I. Serão premiados 03 (TRÊS) filmes;
II. Não é permitida a premiação de mais de 01 (um) por participante.

6. DIREITOS AUTORAIS, DE DIVULGAÇÃO E DE EXIBIÇÃO

6.1. Os realizadores dos filmes inscritos no “UM MINUTO FAZ DIFERENÇA” autorizam a utilização das obras pela FIERJ, para veiculação em televisões públicas e plataformas digitais e virtuais públicas.
6.2. Os 03 (TRÊS) realizadores ganhadores do “UM MINUTO FAZ DIFERENÇA” autorizam, gratuitamente, a utilização de suas imagens pela FIERJ para fins de divulgação, vedada qualquer utilização comercial.
6.3. Ao se inscreverem, os candidatos autorizam a FIERJ, o direito de exposição, publicação, em meio eletrônico ou impresso, e divulgação dos filmes inscritos, e dos nomes de seus responsáveis e equipe participante, a qualquer tempo, sem que tal feito implique em qualquer forma de remuneração a seus autores.
6.4. Os filmes inscritos, selecionados ou não, passarão a fazer parte dos acervos da FIERJ, para fins de exibição em mostras, atividades de formação, pesquisa, documentação e mapeamento da produção audiovisual brasileira.
6.5. A FIERJ não se responsabiliza por pagamentos de direitos autorais, dentre outros, sendo estas de inteira responsabilidade dos contemplados.

7. COMISSÃO ORGANIZADORA

7.1. Este processo seletivo será gerenciado por equipe denominada Comissão Organizadora;
7.2. A Comissão organizadora tem como responsabilidades:
I. Coordenar as atividades na Fase de Habilitação do concurso.;
II. Designar a Comissão de Seleção, por meio de publicação no site da FIERJ.
III. Coordenar as atividades da Comissão de Seleção, incluindo as convocações e os preparativos para as reuniões ordinárias e extraordinárias, se for o caso.
IV. Elaborar relatórios sobre o concurso e as atas das reuniões da Comissão de Seleção. Tais documentos deverão ser assinados por todos os integrantes da Comissão Organizadora.
V. Organizar, divulgar e distribuir informações sobre o concurso.
VI. Emitir parecer deliberativo sobre os pedidos de reconsideração da Fase de Habilitação e da Fase de Classificação.
VII. Instituir comissões ou formar grupos de trabalho para atividades relacionadas ao concurso, caso seja necessário.
VIII. Analisar, dar os encaminhamentos adequados e deliberar sobre eventuais casos omissos.
7.3. A Comissão organizadora terá presença garantida em todas as fases do concurso.
7.4. A Comissão organizadora deverá denunciar qualquer irregularidade que implique a desclassificação de projetos concorrentes, ou a anulação do julgamento por quebra de sigilo ou desobediência às normas do Concurso, por parte da Comissão Julgadora ou por terceiros.

8. DA FASE DE HABILITAÇÃO

8.1. Todos os filmes inscritos no “UM MINUTO FAZ DIFERENÇA” participarão desta fase, que possui caráter eliminatório.
8.2. A Fase de Habilitação será realizada pela Comissão Organizadora do Concurso.
8.3. Para habilitação da candidatura será observada a sua adequação às regras e condições estabelecidas no Item 3 deste Edital.
8.4. O resultado preliminar da Fase de Habilitação será divulgado nos sítios eletrônicos da FIERJ (www.fierj.org ), dia 9 de Outubro de 2017.
8.5. Caberá pedido de reconsideração da decisão preliminar da Fase de Habilitação, a ser encaminhado exclusivamente por correio eletrônico, para o endereço minutomelhor@gmail.com
8.6. O prazo para o pedido de reconsideração será de 3 (três) dias úteis contados do dia subsequente da divulgação do resultado preliminar da Fase de Habilitação.
8.7. O pedido de reconsideração deverá ser encaminhado pelo endereço de correio eletrônico cadastrado na ficha de inscrição do candidato, não sendo aceito pedido apresentado por e-mail distinto.
8.8. Os pedidos de reconsideração serão analisados pela Comissão Organizadora do Concurso e, cabendo a reconsideração solicitada, serão encaminhados à Assessoria Jurídica da FIRJ que irá julgar e emitir o parecer jurídico.
8.9. O resultado final da Fase de Habilitação será divulgado exclusivamente por meio de publicação nos sítios eletrônicos da FIERJ dia 11 de Outubro de 2017, após a divulgação do resultado preliminar.
8.10. Apenas as candidaturas habilitadas passarão para a Fase de Classificação deste concurso, sendo desconsideradas as demais.

9. DA CLASSIFICAÇÃO

9.1. Todas as candidaturas habilitadas participarão desta etapa, serão protocolados pela Secretaria da FIERJ e passarão a ser denominadas “projetos”.
9.2. Os projetos serão analisados e selecionados por uma Comissão de Seleção constituída exclusivamente para este concurso.
9.3. Cada projeto será analisado por 05 (CINCO) Avaliadores.
9.4. O resultado preliminar da Fase de Classificação será divulgado nos sítios eletrônicos da FIERJ (www.fierj.org ), no dia 14 de Outubro de 2017.
9.5. A publicação informará o nome do candidato e do filme selecionado.
9.6. Caberá pedido de reconsideração da decisão preliminar da Fase de Classificação, a ser encaminhado exclusivamente por correio eletrônico, para o endereço minutomelhor@gmail.com
9.7. O prazo para pedido de reconsideração será de 3 (três) dias úteis contados do dia subsequente da divulgação do resultado preliminar da Fase de Classificação.
9.8. O pedido de reconsideração deverá ser encaminhado pelo endereço de correio eletrônico cadastrado na ficha de inscrição do candidato, não sendo aceito pedido apresentado por email distinto.
9.9. Os pedidos de reconsideração serão analisados pela Comissão Organizadora do Concurso e, cabendo a reconsideração solicitada, serão encaminhados à Assessoria Jurídica da FIERJ que irá julgar e emitir o parecer jurídico.
9.10. O resultado final da Fase de Classificação será publicado no site www.fierj.org no dia 31 de Outubro de 2017.
9.11. A publicação informará o nome do candidato e do filme selecionado.
10. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

10.1. A Comissão de Seleção do concurso será constituída por 05 (CINCO) avaliadores indicados pela Comissão de Organização do “UM MINUTO FAZ DIFERENÇA”
10.2. A indicação e a nomeação dos avaliadores da Comissão de Seleção serão realizadas previamente à Fase de Classificação. A nomeação dos membros da referida Comissão ocorrerá por meio de publicação no site da FIERJ.
10.3. A escolha dos avaliadores da Comissão de Seleção considerará os seguintes aspectos:
10.3.1. Profissionais ligados a:
I. Área de Cultura.
II. Área de Educação.
10.4. Caberá a Comissão de Seleção e a Comissão Organizadora do Concurso nomear os critérios e realizar a eleição para escolha do presidente e do secretário/relator da referida Comissão.
10.6. Será obrigatória a presença de, no mínimo, 03 (três) membros para viabilizar o(s) encontro(s) de seleção dos projetos.
10.7. Em caso de ausência ou desistência, o presidente da Comissão de Seleção será substituído pelo Secretário eleito.
10.8. Qualquer reunião da Comissão de Seleção será registrada em ata e assinada por todos os participantes.
10.9. Poderá haver reuniões extraordinárias, caso seja necessário.
10.10. Compete ao presidente da Comissão de Seleção:
I. Presidir as reuniões da Comissão.
II. Emitir voto de qualidade, quando necessário.
10.11. Compete ao Secretário da Comissão de Seleção:
I. Lavrar as atas das reuniões.
10.12. Compete aos demais Avaliadores:
I. Analisar os projetos, atribuindo pontuação em observância aos critérios determinados no item 11 deste Edital.
II. Participar das reuniões da Comissão de Seleção, sempre que convocados.
III. Subsidiar a Comissão Organizadora do Concurso quando solicitado, seja durante as análises dos projetos, seja na apuração de casos omissos.
10.13. Os membros da Comissão de Seleção ficam impedidos de avaliar projetos nos quais:
I. Tenham participado como colaborador na sua elaboração do projeto;
II. O titular seja seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade.
11. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

11.1. Todos os projetos serão avaliados e pontuados de acordo com os seguintes quesitos:

CRITÉRIOS ADOTADOS:

PONTUAÇÃO:
a) Objetividade, clareza, coerência e fluidez 1,0 a 3,0
b) Adequação do tema proposto ao conjunto da obra (orientado pelo princípio da horizontalidade utilizado no merchandising) 1,0 a 5,0
c) Criatividade e originalidade 1,0 a 7,0
11.2. A pontuação final consistirá na média das notas atribuídas por cada Avaliador. (Soma das notas atribuídas por cada avaliador/nº de avaliadores)
11.3. A classificação será realizada em ordem decrescente de pontuação, observados os seguintes critérios de desempate:
I. Em caso de empate será promovido o desempate preferindo-se o projeto que obtiver maior pontuação no critério “c”.
II. Persistindo o empate, terá prioridade o projeto que obtiver maior pontuação no critério “b”.

12. DA DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO

12.1. A relação dos 03 (TRÊS) projetos selecionados constará do ato de homologação da divulgação do resultado final.
12.2. Os titulares dos 03 (TRÊS) projetos classificados serão comunicados através dos e-mails cadastrados no ato da inscrição e serão convocados a encaminhar documentação complementar, nos termos do item 13 deste regulamento, condição obrigatória para o recebimento da premiação.
12.3. A convocação ocorrerá no ato de homologação do resultado final da fase de classificação e será reforçada por meio da divulgação do resultado nos sítios eletrônico da FIERJ.
12.4. Caso haja desistência ou não cumprimento das exigências legais e documentais de que trata o item 9, serão convocados os candidatos alocados em lista de espera, conforme critério estabelecido no item 11.3.
12.5. Na hipótese da convocação de candidatos alocados na lista de espera, o candidato substituto tem, preferencialmente, pertencer a area temática do candidato substituído.
12.6. A Comissão de Classificação deverá apresentar uma lista de espera, constando, pelo menos, 03 (três) projetos substitutos por temática e por ordem crescente de classificação.
12.7. O prazo para o envio da documentação complementar será de 2 (três) dias contados do dia subsequente da data de publicação do ato de classificação no site da FIERJ, sob pena de serem desclassificados os projetos cujos candidatos não apresentem a documentação no prazo determinado.
12.8. A documentação complementar deverá ser protocolada na Secretaria da FIERJ, localizada no seguinte endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680, 6 andar, e cumpridas as orientações que seguem:
I. A Secretaria deve ser informada que a documentação complementar deverá ser encaminhada para a Comissão Organizadora.
II. No assunto da Secretaria deverá constar “UM MINUTO FAZ DIFERENÇA”
III. Imediatamente depois da Secretaria ser informada, o proponente deverá enviar para o e-mail minutomelhor@gmail.com e no assunto mencionar Comissão de Organização do Concurso e apresentar o número do registro protocolado.
12.9. Os documentos serão analisados pela Comissão Organizadora e, apenas mediante aprovação será validada a entrega da premiação.
12.10. A data para a entrega da premiação será em até 15 (quinze) dias úteis contados a partir da homologação do resultado final do concurso e será anunciada pela FIERJ.

13. DA DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

13.1. Os candidatos proponentes dos 03 (TRÊS) projetos classificados e convocados deverão encaminhar a seguinte documentação complementar como condição obrigatória para o recebimento da premiação:
I. Cópia legível do Registro Geral – RG (carteira de identidade) do candidato. II. Cópia legível do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.
III. Autorização do responsável legal quando o proponente do projeto selecionado tiver menos de 18 (dezoito) anos de idade. A autorização deve estar registrada em cartório.
IV. Declaração de que o candidato, proponente do projeto selecionado, é aluno regularmente matriculado na escola cadastrada na ficha de inscrição. A declaração deve ser emitida pela escola, assinada apelo seu dirigente com assinatura reconhecida em cartório.

14. DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DO CANDIDATO

14.1. Verificar a adequação de sua candidatura às regras e condições estabelecidas neste concurso.
14.2. Preencher e enviar o formulário de inscrição pelo site www.fierj.org , nas condições estabelecidas no item 3 deste Edital.
14.3. Encaminhar por e-mail os documentos obrigatórios relacionados a este concurso, observado no item 4 deste Edital.
14.4. Fazer o upload do vídeo no VIMEO, observado no subitem 4.2/III deste Edital.
14.5. Acompanhar as divulgações dos resultados preliminar e final da fase de habilitação, conforme estabelecido no item 8 deste Edital.
14.6. Acompanhar a divulgação dos resultados preliminar e final da fase de classificação, conforme estabelecido no item 9 deste Edital.
14.7. Enviar a documentação complementar nas condições estipuladas no subitem 13.1 deste Edital.
15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. Não serão devolvidos documentos ou materiais encaminhados, cabendo à unidade gestora deste concurso seu arquivamento ou destruição.
15.2. Os prazos previstos neste concurso somente se iniciam e vencem em dia normal de expediente de trabalho.
15.3. Não serão aceitas as inscrições enviadas pelos Correios ou quaisquer empresas de transporte e entrega.
15.4. A FIERJ poderá realizar ajustes no regulamento estabelecido neste concurso, por meio de publicação no seu site, caso o ajuste venha a afetar, de qualquer modo, a formulação das candidaturas, será reaberto o prazo das inscrições.
15.5. O Foro para solucionar os litígios que decorrerem deste concurso será o Foro do Rio de Janeiro.
15.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do concurso, podendo ser solicitado o auxílio da Comissão de Classificação, cabendo a decisão à Comissão Organizadora.
15.7. A Assessoria de Comunicação da FIERJ será responsável por todas as divulgações de resultados deste concurso.
15.8. Os representantes legais dos candidatos menores de idade serão responsáveis pelos projetos apresentados, podendo, caso necessário, responder judicialmente.
15.9. Os procedimentos para a premiação dos 03 (TRÊS) projetos selecionados serão acompanhados pela Comissão Organizadora.
15.10. A inscrição implica o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste concurso.
15.11 Informações e orientações poderão ser obtidas pelo e-mail minutomelhor@gmail.com